CBN Curitiba
Foto: Divulgação/DPE-PR

A Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada em Piraquara, na Grande Curitiba, registra um surto de covid-19 entre as detentas. Duas semanas atrás, o Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) informou que havia casos confirmados entre agentes, mas não em presas custodiadas na unidade.

Agora, o órgão confirma, pelo menos, 22 casos positivos entre as detentas. Os exames foram realizados na última sexta-feira (29).

Em nota, o Depen afirma que, das 22 positivadas, seis foram transferidas para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, unidade destinada ao atendimento de presos com covid-19. Outras quatro precisaram ser encaminhadas para atendimento hospitalar e estão internadas, uma delas em estado grave.

As demais presas positivadas, de acordo com o Depen, estão assintomáticas ou apresentam apenas sintomas leves da doença, por isso seguem isoladas na própria unidade penal onde são acompanhadas por uma equipe de saúde do departamento e também pela Secretaria Municipal de Saúde.

Devido ao surto de coronavírus entre agentes e detentas, a direção da Penitenciária Feminina do Paraná determinou a interrupção das movimentações internas de presas para canteiros de trabalho, ensino, entre outros. Estão mantidos apenas os serviços considerados essenciais. Outra medida foi o reforço dos protocolos de higiene em toda a unidade prisional.

Também estão sendo realizados testes em todas as presas custodiadas na Penitenciária Feminina, segundo o Depen.

Foram registrados um total de 16 casos de Covid-19 entre os servidores que atuam na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), e todos passam bem, segundo o Depen.

O Depen informou também que a vacinação dos agentes penitenciários encontra-se em andamento. Os profissionais estão sendo vacinados, de forma gradativa, junto às forças de segurança pública do Estado.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que até o início da tarde desta segunda-feira (31), 11.371 profissionais das forças de segurança e salvamento foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todo o Paraná. O total da população estimada para o grupo é de 169.057 pessoas. Com a segunda dose, 5.899 pessoas foram vacinadas.

Escreva um comentário