Cidades

Avenida Sete de Setembro terá novo sistema de iluminação em Curitiba

Desde a noite de quinta-feira (28), o sistema de iluminação da rua Sete de Setembro, importante via do centro de Curitiba, que também passa pelos bairros Rebouças, Água Verde, Batel e Seminário, está recebendo obras de revitalização. A primeira fase, no trecho entre as ruas Tibagi e José de Alencar, as obras estão previstas para durarem 180 dias, incluindo a substituição das luminárias para LED em frente às estações-tubo. Em toda a extensão da via serão substituídas 240 luminárias de vapor de sódio, que hoje são compostas por lâmpadas de 400W, por luminárias de LED de 210W.

No total, entre a Praça do Japão e a Rua Tibagi, serão substituídos 149 postes de ferro por postes curvos novos de aço galvanizado na avenida. Esta será a etapa mais demorada da obra pela complexidade de se retirar os antigos postes e implantar as novas estruturas. Outras 140 luminárias de vapor metálico com lâmpadas de 150W serão trocadas por luminárias de LED de 110W direcionadas para a canaleta do transporte coletivo.

Os investimentos na melhoria da iluminação da avenida somam R$ 963.728,08, incluindo materiais, equipamentos e mão-de-obra, e ainda contemplam a substituição de 125 luminárias de vapor metálico com lâmpadas de 100W por luminária de LED de 60W direcionadas para a via lenta. Porém, o investimento representa economia futura, pois as lampâdas de LED gastam 40% menos energia elétrica e tem durabilidade 150% maior que as lâmpadas substituídas.

(Foto:Daniel Castellano/SMCS)

Escreva um comentário