Cidades

Bairro Novo ganha binário com ciclofaixas, em Curitiba

Curitiba terá mais um novo binário, no Bairro Novo, a partir das 16h desta quinta-feira (4), com as mudança de sentido das ruas Nova Aurora e Ourizona, que passarão a ter sentido único de circulação pela extensão de aproximadamente três quilômetros, no trecho entre as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo.

O motorista que estiver na Rua Nova Aurora poderá seguir no sentido bairro Umbará. Quem estiver na Rua Ourizona vai trafegar sentido Alto Boqueirão. Importantes vias de ligação, Nova Aurora e Ourizona fazem o acesso entre os bairros Umbará, Sítio Cercado e Alto Boqueirão.

Desde as primeiras horas da manhã de quinta, equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão no binário para organizar a operação de trânsito e ajustar a nova sinalização. Agentes de trânsito e guardas municipais farão as orientações necessárias aos motoristas.

Aos ciclistas, o novo binário também traz novidade: ciclofaixa na Nova Aurora. A ciclofaixa foi implantada no trecho entre a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo e a Tijucas do Sul. Nas duas últimas quadras (da Rua São José dos Pinhais até a Tijucas do Sul), a ciclofaixa será compartilhada com os pedestres.

Antes da implantação do binário, a região ganhou novo asfalto, instalou semáforos e reduziu o limite de velocidade. A velocidade máxima estipulada para as ruas que compõem o binário é de 50 km/h. Nas proximidades de escolas e de lombadas, a velocidade máxima é de 30 km/h e nos arredores de grandes polos geradores de tráfego (como igrejas ou comércios), de 40 km/h. Na sequência, operações fiscalizatórias com radar estático (equipamento instalado sobre tripé e operado por agentes de trânsito) poderão ocorrer no binário.

Com a nova forma de circulação, duas ruas transversais ao binário Bairro Novo também terão mudança, por fazerem parte da conexão das extremidades do sentido único: na Rua Pinhalão, duas quadras (entre a Nova Aurora e a Ourizona) terão sentido único para a Ourizona. Já a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, também no trecho de duas quadras, terá sentido apenas para a Nova Aurora.

(Foto:Pedro Ribas/SMCS)

Escreva um comentário