Brasil terá eclipse solar parcial hoje; saiba como ver em sua cidade

Nesta segunda-feira (14) acontece um eclipse solar, um dos fenômenos mais aguardados por entusiastas da astronomia. De acordo como o Observatório Nacional, o eclipse solar de hoje poderá ser visto em toda a região Sul do Brasil, incluíndo o Paraná, entre meio-dia e às 15h, desde que o céu não esteja encoberto. Confira como assistir da sua cidade esse espetáculo da natureza!

ECLIPSE SOLAR PODERÁ SER VISTO DO BRASIL, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO SUL

O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando, de forma total ou parcial, a sua luz. Mas não se anime tanto. Somente em algumas regiões do Chile e Argentina será possível observar o eclipse em sua totalidade — quando o diâmetro aparente da Lua fica maior que o do Sol, bloqueando toda a luz solar direta. Aqui no Brasil, ele só será visto parcialmente em algumas cidades do fim da manhã até o início da tarde.

“Um eclipse do Sol é sempre visto como total em apenas uma estreita faixa sobre a superfície da Terra. Dessa vez, será somente no sul do Oceano Pacífico, sul do Oceano Atlântico e em uma pequena região do Chile e da Argentina”, explica a pesquisadora do Observatório Nacional Josina Oliveira.

O eclipse será visto como parcial no Oceano Pacífico, centro e sul da América do Sul, região do extremo sudoeste da África e na Antártica. No Brasil especificamente, será visto parcialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Quanto mais ao sul, maior será a porção do disco do sol que será escurecida.

HORÁRIOS DO ECLIPSE EM SUA CIDADE

O site Time and Date informa se vai ser possível observar o fenômeno na sua cidade. Em Curitiba, por exemplo, o eclipse parcial terá duração de duas horas e 38 minutos, a partir das 12h33, atingirá o seu ápice (37,38% de ocultação do disco solar) às 13h57 e será finalizado às 15h12. A previsão para o horário é de céu nublado, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

Para a garantia de um boa visibilidade do eclipse, é preciso ainda esperar uma ajudinha dos céus para que as nuvens não encubram o espetáculo. Veja como será a previsão do tempo em outras cidades do Paraná onde o fenômeno poderá ser observado, no horário do ápice, caso o tempo colabore:

  • Foz do Iguaçu: ápice às 13h41 (37,67% de cobertura do sol) – céu claro, máxima de 32ºC
  • Londrina: ápice às 13h51 (29,76% de cobertura do sol) – muitas nuvens, máxima de 30ºC
  • Ponta Grossa: ápice às 13h54 (36,02% de cobertura do sol) – nublado, máxima de 28ºC
  • Cascavel: ápice às 13h55 (39,35% de cobertura do sol) – parcialmente nublado, máxima de 30ºC

https://platform.twitter.com/widgets.js

Para aqueles que não conseguirão presenciar o eclipse ou que querem assisti-lo de diferentes ângulos, haverá transmissões ao vivo de diferentes fontes —entre elas a própria Nasa, com imagens do Chile.

Veja aqui o eclipse solar desta segunda-feira (14), com imagens da Nasa

Confira aqui mais dicas de como visualizar o eclipse parcial no Brasil nesta segunda-feira. Com informações do UOL.

Redação Paraná Portal e Do UOL
Foto: Divulgação/Nasa

Escreva um comentário