Cidades

Cadastro de vagas de educação infantil em Curitiba é adiado



O cadastro online para solicitar vagas de educação infantil na rede municipal de ensino de Curitiba vai reabrir para novos registros somente a partir de 12 de fevereiro.

Segundo a prefeitura, a data de reabertura, que estava prevista para hoje (03) foi adiada, para a distribuição de vagas às crianças já cadastradas, que ainda não foi concluída. A reabertura vai ser feita no mesmo dia em que a rede municipal de ensino volta às aulas.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil da Prefeitura, Kellen Patrícia Collarino, após o cadastro, as famílias vão precisar aguardar a abertura de vagas, para serem direcionadas aos centros de educação. Não há um prazo para esse direcionamento.

”As vagas estão sendo distribuídas para esse público, quando o cadastro abrir no dia 12 novamente as famílias vão fazer as suas intenções e vão aguardar serem chamadas. Mas o prazo nós não temos isso definido porque a rede é muito dinâmica, existem crianças e famílias que desistem da vaga, existem famílias que precisam estar se mudando, então aquela vaga fica em aberto novamente e hoje nós ainda temos crianças no sistema aguardando por vagas. Assim como temos vagas disponíveis, a maioria dessas vagas estão em seis contratados pela prefeitura municipal de Curitiba, e nós estamos fazendo exatamente essa distribuição.”

Segundo a prefeitura, somando instituições da rede municipal e particulares, que foram contratadas, há a oferta de 6 mil e 400 vagas para a educação infantil, podendo estender a quantidade a até oito mil, com aditivos aos contratos. Não há, no entanto, a garantia de atendimento de toda a população.

”Não, nós não temos como garantir que quando o cadastro online abra que existam vagas para todas as crianças, o que nós estamos fazendo nesse momento é distribuindo, porque ainda existem vagas então nós estamos distribuindo as vagas existentes das famílias que já estão cadastradas. Essas famílias que ainda estão ali, ainda existem vagas mas depois quando o cadastro online abrir, nós não sabemos há que números vamos chegar, o trabalho continua, o trabalho continua. Abriu uma vaga a família vai ser chamada”

Para quem já fez o cadastro online, não há necessidade de alteração. Só é preciso atualizar as informações caso haja mudança de endereço, por exemplo.

”Não tem um prazo estipulado e os pais não precisam mais renovar o cadastro. É só aguardar o chamamento mesmo, e o que o pai pode fazer a qualquer momento é refazer as suas intenções. Então vamos supor: a pessoa tem direito a escolher 5 opções, mas aí eu me mudei, então eu morava no xaxim e fui morar lá em santa felicidade então aquelas minhas 5 opções já vão ficar muito distantes, então eu posso refazer escolhendo outras 5 no endereço próximo ao meu trabalho, no endereço próximo a outra pessoa da minha família, próximo a minha nova residência, então o que o pai pode fazer a qualquer momento é refazer o seu próprio cadastro,  mas o chamamento depende de haver a vaga”

O cadastro deve ser feito por meio deste link: http://cadastro-online.curitiba.pr.gov.br/login

Ana Flavia Silva – BandNews FM Curitiba

Escreva um comentário