Destaques

Chuva alaga UTI Neo Natal de hospital em Curitiba; veja o vídeo

A forte chuva que atingiu Curitiba, no início da noite desta quarta-feira (18), alagou parte da UTI Neo Natal do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Mercês. De acordo com a instituição, com a tempestade de granizo, uma das calhas da cobertura não aguentou a pressão e volume de água e gelo, e cedeu.

Foi necessário evacuar parte da UTI, que, conforme o hospital, se divide em duas áreas distintas, com 10 leitos cada. O HNSG informou, por meio de nota, que foi acionada a equipe de brigadistas da instituição, e os bebês que estavam na unidade atingida foram prontamente transferidos pela equipe médica e de enfermagem para outra unidade da UTI Neonatal e para a UTI Cardíaca.

O hospital disse que apesar do ocorrido, os bebês não foram diretamente atingidos pela água, e não houve qualquer descontinuidade de cuidados intensivos. Como contingência, foram orientados os obstetras a não trazerem pacientes de risco em função da desocupação de uma das unidades.

A equipe médica avalia, nesta quinta-feira (18), todos os casos para decidir sobre a necessidade de transferência dos pacientes. Já foram reservados leitos de UTI em outros hospitais, visando eventual transferência.

O hospital afirmou, ainda, que a calha foi consertada de imediato, ainda durante a noite, e para garantir mais segurança, considerando as previsões de novos temporais, estão sendo
novamente reforçadas. Além disso, a equipe de engenharia da unidade está avaliando outras melhorias.

O HNSG finaliza a nota dizendo que lamenta o ocorrido, e aproveita para reforçar que é certificado com nível máximo de excelência no processo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação, realizando treinamentos periódicos de gestão de riscos e planos de contingência para garantir a segurança do paciente.

OUTROS HOSPITAIS ATINGIDOS

A chuva também causou estragos no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O telhado do local não aguentou a força da água e a recepção da unidade foi atingida. Funcionários e médicos rapidamente auxiliaram os pacientes que estavam no local. A Defesa Civil da cidade atuou para conter o problema.

Em Curitiba, no bairro Bacacheri, o Hospital Erasto Gaertner também sofreu com alagamentos.

Francielly Azevedo – Paraná Portal

Escreva um comentário