Cidades

Colombo abrirá unidades de saúde neste sábado para exames preventivos do Papanicolau

24 das 25 Unidades de Saúde de Colombo, na região metropolitana de Curitiba (RMC), estarão abertas neste sábado (13), das 8h às 12h, para realizar os exames preventivos do câncer do colo do útero, o Papanicolau. Apenas a Unidade de Saúde Capivari/Rural não vai participar do mutirão.

As mulheres interessadas em participar devem apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG. Vale lembrar, que para realizar o exame, não pode estar menstruada e não tenha relações sexuais, não usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. O exame é indolor, identifica lesões e estágios iniciais da doença e pode ser feito gratuitamente durante todo o ano, em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do Município.

O câncer do colo do útero, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 100%.

(Foto:Divulgação/PMC)

Escreva um comentário