Cidades

Com morte de 23 macacos, São José dos Pinhais está em alerta para o risco de febre amarela

A Divisão de Vigilância Epidemiológica de São José dos Pinhais e Unidade de Vigilância de Zoonoses informam à população que o município está em alerta para a febre amarela. Até o presente, foram identificados 23 casos de morte de macacos no território, sendo que nove deles foram confirmados o vírus. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que apenas 40% da população buscou as Unidades de Saúde e foi vacinada. A presença do vírus em animais alerta para o risco da doença em humanos.

São José dos Pinhais contabiliza dois casos positivos da doença em humanos. Um dos casos é autóctone (contraiu a doença em São José dos Pinhais), mas reside em Curitiba. O outro caso é de morador do município, porém foi contaminado na cidade de Barra do Turvo, São Paulo.

É preciso apenas uma dose para estar imunizado para toda vida. Toda a população deve ser vacinada, principalmente as pessoas que residem em área rural, por ser classificada como área de risco no momento. Pessoas acima de 59 anos podem também tomar a vacina desde que sejam avaliadas na Unidade de Saúde.

(Foto:SMCS/PMSJP)

Escreva um comentário