Redação – Paraná Portal
Foto:Daniel Castellano/SMCS

Comunidades vulneráveis de Curitiba terão abastecimento de água

Na terça-feira (02), começou o plano de abastecimento de água a comunidades vulneráveis de Curitiba. A Vila 29 de Março, na Cidade Industrial de Curitiba, foi a primeira a ser atendida com um caminhão-pipa em um reservatório instalado no local.

O projeto pretende em curto prazo levar água às comunidades neste período de estiagem. A água fornecida vem de poços artesianos perfurados pela prefeitura de Curitiba. 

O rodízio no abastecimento foi iniciado em 2020 durante a pandemia da Covid-19, em que os cuidados de higiene, como lavar as mãos, são fundamentais. Para a administração do município, o plano irá minimizar o efeito do racionamento atual.

“Áreas em regularização, que ainda não contam com rede de abastecimento, estão entre as que terão seus reservatórios”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

Caixa d'água em comunidade de Curitiba
Caixa d’água na Vila 29 de março, na Cidade Industrial. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Unidades de saúde, escolas, instituições de assistência social e outros serviços municipais também receberão água através de caminhões-pipa, de acordo com a solicitação da comunidade às administrações regionais. 

Segundo a prefeitura da capital, ainda, a interligação das lagoas das cavas de areia ao longo do rio Iguaçu está em fase de levantamentos e projeto técnico. Será possível armazenar cerca de 42 bilhões de litros de água em uma extensão de 20 quilômetros.

Escreva um comentário