Destaques

Curitiba deve registrar as menores temperaturas do ano neste final de semana

O mês de julho vai começar com as temperaturas despencando e previsão de geadas em vários estados. Uma massa de ar frio, vinda da região polar, chegou ao país pelo Sul nesta quarta-feira (3) e deve se estender pelo Sudeste e Centro-Oeste, derrubando as temperaturas em quase todo o Brasil. Seus efeitos mais intensos devem ser sentidos até a segunda-feira (8), segundo o Climatempo.

As menores temperaturas, no Paraná, devem ser atingidas no final de semana, podendo chegar a marcas negativas. O estado, neste ano, não registrou temperatura significativamente menor do que 0°C, mas ela pode chegar a -2°C em algumas cidades nos próximos dias.

Em Curitiba, as temperaturas começaram a cair nesta quarta-feira e, nesta quinta-feira (4), a previsão é de 11°C de mínima e máxima de 15°C – com o céu encoberto, a variação de temperatura diminui. Na sexta-feira (6), a mínima cai para 3°C e, no final de semana, chega a 0°C na capital. Porém, com o céu mais limpo e previsão de sol para o final de semana, a amplitude términa aumenta e as máximas ficam em 12°C, chegando a 15°C novamente no domingo (8). A partir de segunda-feira, segundo o Simepar, as temperaturas devem voltar a subir aos poucos, mas seguem abaixo dos 10°C.

O sobe e desce das temperaturas na capital acompanha a previsão para o interior do estado, com temperaturas mais amenas apenas nas regiões Norte e Litoral. Na sexta-feira, as mínimas caem para cerca de 5°C em Londrina e Maringá, para 8°C em Guaratuba e para 0°C em Guarapuava.

No sábado (7), as mínimas não passam de 6°C em todo estado – esta temperatura deve ser registrada no Litoral. As menores temperaturas estão previstas para Ponta Grossa, Guarapuava e Pato Branco, com -2°C. No domingo, a menor temperatura – de -1°C – deve ser registrada nestas mesmas cidades e na região de União da Vitória. Na segunda-feira, as mínimas previstas ficam acima de 2°C em todo o estado.

> Veja todas as previsões no site do Simepar

Previsão de geada

A chuva deve voltar apenas a partir do dia 10 de julho em todo o Paraná. Com isso, há condições para formação de geada no estado já a partir desta quinta-feira, mas de baixa intensidade, segundo previsão do Simepar. O fenômeno, neste ano, deve ocorrer de forma pontual e em baixa intensidade, especialmente na região Centro-Sul.

> LEIA TAMBÉM: Frio pode ocasionar geada em regiões produtoras de café

Quem quiser acompanhar as previsões, pode se cadastrar no serviço Alerta Geada, mantido pelo Simepar e pelo Instituto Agronômico do Paraná. O Alerta é gratuito e emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas. Boletins são divulgados pelo Disque Geada (43) 33914500, nas redes sociais e páginas do Simpear e Iapar.

Ondas no Litoral

Também neste final de semana, há alerta da Marinha do Brasil sobre ondas de 3 a 4 metros de altura entre o litoral de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, passando pela costa paranaense.

O aviso é válido até sábado (6). A frente fria também poderá provocar ventos com intensidade de até 62 km/h, com rajadas.

A Marinha alerta aos navegantes para que consultem as condições climáticas antes de se fazerem ao mar e lembra da importância de se verificar com antecedência as condições do barco, os sistemas de comunicação e de orientação e os equipamentos de salvamento, como boias e coletes salva-vidas.

As informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível tanto para o sistema Android quanto para iOS.

Fonte Paraná Portal

Escreva um comentário