Jorge de Sousa – Paraná Portal
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba prevê drive-in e agendamento por aplicativo na vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Curitiba apresentou ao Comresp (Comitê Municipal de Respostas às Emergências em Saúde Pública) nesta quinta-feira (14), o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19.

O Plano define que o o Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, será a central de vacinação na capital paranaense, contando com 50 salas para imunização da população contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a escolha pelo Centro de Exposições Positivo foi devida a otimização na aplicação das vacinas em um único local e pelo espaço possibilitar a imunização pelo modelo drive-in.

Mas a Prefeitura de Curitiba também aponta que no decorrer da vacinação, dez Unidades de Saúde podem ser destinadas exclusivamente para auxiliar na imunização da população.

“Entre os primeiros vacinados estarão profissionais da linha de frente da covid-19, equipes de UTIs e no atendimento direto de pessoas contaminadas, portanto não seria prudente fazer uma vacinação desse público nas unidades de saúde. Nós teremos vacinação descentralizada nas Unidades de Saúde quando tivermos doses suficientes”, explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

A vacinação em Curitiba irá seguir as etapas previstas no Plano Nacional de Imunização, que coloca os profissionais de saúde, idosos e trabalhadores de asilos, além da população indígena. A previsão é que 18.150 pessoas sejam vacinadas na capital paranaense nessa primeira fase.

As demais fases da vacinação contra a Covid-19 irão contar com o serviço de agendamento pelo Aplicativo Saúde Já, com todas as pessoas imunizadas sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde para avaliação de possíveis reações a vacina.

Nas últimas 24 horas, Curitiba registrou novos 876 casos e 19 óbitos pela Covid-19, tendo atualmente 7.888 casos ativos da Covid-19, segundo números da Secretaria Municipal da Saúde.

Escreva um comentário