Cidades

Dependentes dos servidores municipais de Curitiba poderão ser inclusos em plano de saúde

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores municipais, está ampliando as possibilidades para que mais dependentes dos servidores possam ser atendidos. Foi assinado nesta segunda-feira (25/3), o aditivo ao contrato que permitirá a oferta dos novos planos para dependentes que tenham entre 18 e 33 anos, o que inclui pela primeira vez, netos, noras e genros dos servidores.

Até então, quando o filho dependente completa 18 anos, ele é desligado do plano. Por isso, a cada ano saem do plano de saúde cerca de mil jovens. A novidade deve beneficiar aproximadamente seis mil pessoas que poderão ingressar no plano, segundo cálculo do ICS. Serão oferecidos atendimento ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia.

Atualmente, o servidor paga 3,9% pelo seu plano de saúde e o dos seus dependentes (cônjuges ou filhos menores de 18 anos), o mesmo percentual que a Prefeitura coloca como contribuição patronal para cada funcionário. Com a inclusão dos novos dependentes dos 18 aos 33 anos, o servidor pagará o valor correspondente a esta inclusão, de acordo com a faixa etária do familiar. A Prefeitura não pagará pela inclusão. Neste caso, o servidor continuará tendo o desconto dos 3,9% no contracheque e receberá o boleto adicional com o valor a ser pago devido à inclusão do novo dependente.

O custo do novo plano vai variar de acordo com a faixa etária do dependente, conforme regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. As faixas etárias são as seguintes: de 0 a 18 anos, 19 a 23 anos, 24 a 28 anos e 29 a 33 anos. O plano possui coparticipação de 30%, limitado a R$ 100 por procedimento.

Outra importante alteração é que os servidores poderão optar pelo plano Servidor Apartamento, em substituição ao plano Servidor Enfermaria (com dois leitos), padrão adotado até agora. O novo plano Servidor Apartamento tem as mesmas características gerais de cobertura e atendimento e a adesão é opcional. A cobrança varia conforme a faixa etária. Neste caso, o valor será descontado no contracheque do servidor.

Entre os novos planos, o primeiro a ser lançado, no início deste ano, já beneficia os empregados que têm cargo de Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Cerca de 700 pessoas já aderiram – entre titulares e dependentes. Semelhante ao plano Servidor Enfermaria, o desconto é de 3,9% sobre o salário base e demais vantagens, com a cobrança da coparticipação de 30% e sem mudança de preço por faixa etária.

A adesão dos novos beneficiários ao plano de saúde e a mudança do plano Enfermaria para o plano Apartamento poderá ser feita a partir de 1° de abril. Quem quiser fazer a adesão deverá agendar horário no ICS. A partir de amanhã (27) será possível fazer o agendamento pelo site do ICS. www.ics.curitiba.org.br

Na data do agendamento, o servidor titular do plano deve levar documentos pessoais e dos dependentes que pretende incluir, comprovante de residência (no caso da inclusão de dependentes) e fotocópias de todos os documentos apresentados. O dependente que for incluído não precisa comparecer ao ICS nesta data.

O atendimento dos dependentes nos serviços oferecidos pelo ICS deverá seguir os prazos de carência fixados pelo plano de saúde. Caso o dependente tenha plano de saúde em outra operadora, o servidor deverá apresentar a carta de aproveitamento de carência em nome do dependente, para análise e possível redução dos prazos de carência.

Quem quiser mais informações pode entrar em contato com o setor de Gestão de Carteira do ICS pelo telefone 3330-6134. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. O ICS funciona na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.895, no bairro Rebouças. Os valores nos novos planos estão na tabela acima.

Escreva um comentário