Redação Paraná Portal
Foto: Arquivo/Venilton Kuchler/AEN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) identificou uma queda considerável nos estoques de sangue no estado. Nesta semana, apenas 35% dos horários para doações estão agendados. 

O Hemepar pede a doação de todos os tipos de sangue, mas a maior urgência são os do tipo A e O positivos e O, B e A negativos.

De acordo com o Centro, a capacidade diária de atendimentos é de 180 doadores por dia. Nesta quinta-feira (5) foram agendadas apenas 59 doações, e a média da semana ficou em torno de 60.

“Temos capacidade de atendimento de 180 doadores por dia, e a agenda dessa semana semana está apenas com 35% dos horários agendados. A situação está crítica, nossos estoques estão baixos e contamos com a colaboração das pessoas”, afirma Renata Pavese, enfermeira da divisão de hemoterapia do Hemepar.

O Hemepar é responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais, além de atender 93% de leitos SUS no Estado.

COMO SE TORNAR DOADOR DE SANGUE NO PARANÁ

O Hemepar ressalta que para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, com até quatro doações ao longo de 12 meses, e mulheres em um intervalo de 90 dias, com três doações no mesmo período.

Para se tornar doador de sangue é fundamental que a pessoa esteja em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal) e pesar no mínimo 51 kg.

Para evitar aglomerações durante a pandemia da covid-19, o atendimento é feito por agendamento online pelo site www.saude.pr.gov.br/doação. 

Ainda de acordo com o Hemepar, pessoas imunizadas contra a covid-19 podem fazer doações normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.

A Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue, e a AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de sete dias para a doação.

Confira aqui as unidades de coleta do Hemepar no estado.

Escreva um comentário