Cidades

Edifício histórico tombado de Curitiba, Casa Frederico Kirchgässner é restaurada

O primeiro imóvel particular incluído no programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba, foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (12). A Casa Frederico Kirchgässner, no São Francisco, recebeu pintura amarela, sua cor original, e aplicação de resina antipichação, que facilita a limpeza em caso de vandalismo. Estão em fase final os trabalhos de restauro dos imóveis públicos inseridos na primeira etapa do programa. São 16 construções, além das trincheiras da Rua Treze de Maio, Travessa Nestor de Castro e da Inácio Lustosa.

Já a segunda etapa foi viabilizada com a aprovação da Lei 15.388/2019, que instituiu o Programa Rosto da Cidade para imóveis particulares. Eles são inscritos por meio de pedidos de adesão, encaminhados a uma comissão para Avaliação de Relevante Interesse para Recuperação da Paisagem. Caso aprovado, o imóvel particular é incluído, o município faz a pintura e o responsável deve comprometer-se com a manutenção.

Já estão em andamento a pintura do Hostel Matilda, na Rua Mateus Leme; e do Edifício Confiança, na Rua 13 de Maio, ao lado da casa entregue nesta sexta-feira. Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida pelo Ippuc, em parceria com a Fundação Cultural e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas. Além da pintura, prevê intervenções nos monumentos, iluminação pública e acessibilidade.

Os imóveis recuperados ganham placas com QR Code com os dados das edificações, que poderá ser acessado por smartphones. A identificação dos edifícios faz parte do Projeto Arquivo, desenvolvido pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), parceira da Prefeitura no Rosto da Cidade.

(Foto:Luiz Costa/SMCS)

Escreva um comentário