Cidades

EstaR de papel dará lugar ao EstaR Digital em Curitiba

O pagamento do estacionamento em áreas públicas, na região central de Curitiba, o conhecido EstaR, deixará de ser realizado através dos tradicionais bloquinhos de papel de raspar, e passará a ser feito por aplicativo de celular, por enquanto batizado de EstaR Digital. De acordo com os prazo da Urbs, até outubro o novo sistema já deve estar implementado, pois a licitação já encontra em fase de homologação da empresa vencedora, a espanhola EYSA, que com a assinatura do contrato até o fim desse mês, terá um prazo de 180 dias para o sistema estar em pleno funcionamento.

Através do app, o motorista poderá pagar direto pelo celular através da compra de créditos, que serão descontados quando for selecionado uma vaga a ser usada, já informando os fiscais de trânsito da vaga ocupada assim como bloqueando a vaga no aplicativo. O aplicativo vai avisar o motorista do tempo de uso e caso seja necessário, ele poderá renovar o período diretamente pelo celular, sem precisar retornar à vaga. Mantém-se, porém, a duração máxima de uso de duas horas, ou uma hora em alguns locais específicos.

Com o fim das desculpinhas de não ter encontrado o talão de EstaR de papel para comprar, a multa passará a ser imediata quando um carro estiver estacionado irregularmente, e não terá mais a notificação prévia a multa de cinco dias, que atualmente é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. No novo sistema, será possível pagar de maneira mais fracionada que a atual, podendo ser pago períodos de 15 minutos que pretende usar a vaga e não mais necessariamente pagara a hora inteira. O atual custo de uma hora é de R$ 2,00, porém, está previsto um aumento quando o novo sistema for implementado.

Escreva um comentário