Bombando

INMET emite alerta de perigo para tempestades e granizo no Paraná

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira (2) um alerta para tempestades em todo o Paraná. O alerta laranja é válido até esta quinta-feira (3) e indica a possibilidade de chuvas fortes, granizo e vendaval.

Conforme o alerta, o volume de chuva esperado é preocupante. Se as tempestades se confirmarem, há a possibilidade de chover entre 30 mm e 100 mm em apenas um dia. Foz do Iguaçu (PR), por exemplo, registra uma média histórica de 186 mm de chuva no mês de outubro. Em Curitiba, a média é de 133 mm.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, além do granizo, também é possível esperar por vendaval. Os ventos intensos podem chegar a um pico de 60 km/h a 100 km/h.

Em caso de tempestades, o instituto orienta a não procurar abrigo debaixo de árvores porque há risco de queda ou raios. Por fim, em caso de chuvas fortes, a população deve desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

TEMPESTADES JÁ CHEGARAM AO PARANÁ

As tempestades chegaram ao Paraná pela região sudoeste. Os primeiros registros de chuva vieram de cidades como Pato Branco e Francisco Beltrão.

“Já chove forte em alguns pontos das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Nos demais estado da região Sul foi registrado granizo, portanto é uma possibilidade real”, explicou Rodrigo Lins da Rocha Júnior, meteorologista do Simepar, em entrevista o Paraná Portal.

As tempestades que chegam ao Paraná são consequência de uma frente fria que já passou por parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O alerta dos institutos indica que massa de ar vai mudar o tempo em todo o Paraná e seguirá na direção de São Paulo.

“A frente fria atingiu o seu auge na tarde desta quarta-feira (2). Portanto, não podemos dizer, por enquanto, que ela está enfraquecendo”, comentou Rocha Júnior.

Conforme o meteorologista, parte do Paraná também é afetada por um fluxo de umidade que vem da Amazônia. As massas devem se encontrar em municípios das regiões norte e noroeste, e o resultado pode ser uma chuva ainda mais intensa. O alerta de tempestades segue em vigor até esta quinta-feira (03)

Angelo Sfair – Paraná Portal

Escreva um comentário