Cidades

Marinha alerta para ventos fortes e ondas de até 5 metros no Litoral


A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta para a passagem de uma frente fria que poderá provocar ventos fortes com intensidade de até 75 km/h no Litoral do Paraná. O aviso, divulgado pela Capitania dos Portos do Paraná, vale entre a noite desta quarta-feira (15) e a noite de sexta-feira (17).

De acordo com a Marinha, os ventos de direção Sudoeste a Sudeste poderão ser registrados entre a faixa litorânea de Santa Catarina, passando pelo Paraná, até o Rio de Janeiro.

Os ventos associados à frente fria poderão ocasionar agitação marítima, resultando em ondas de 3,0 a 5,0 metros, em alto-mar.

A Marinha do Brasil emite avisos de mau tempo pela internet e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

A Marinha orienta que os navegantes consultem essas informações antes de se saírem ao mar.

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), nesta quarta-feira no Paraná o tempo deve ficar um pouco mais abafado ao longo do dia, enquanto uma nova frente fria avança até o extremo sul do país. Há previsão de algumas chuvas isoladas, principalmente a partir do período da tarde, com o desenvolvimento de alguns núcleos de nebulosidade.

Na quinta-feira (16), a frente fria se desloca rapidamente sobre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e se aproxima do estado do Paraná. Com isso, as condições meteorológicas voltam a ser de instabilidade e com formação de temporais nas diversas áreas do estado.

Francielly Azevedo -Paraná Portal

Escreva um comentário