Joyce Carvalho – CBN Curitiba e Andressa Tavares – CBN Curitiba
Foto: Andressa Tavares/CBN Curitiba

Os municípios do litoral paranaense intensificaram as barreiras sanitárias neste final de semana, na tentativa de impedir a entrada de turistas na região.

A medida é adotada pelas prefeituras para conter o avanço da pandemia de Covid-19. E já programam estender o horário das barreiras nos próximos dias, em função do feriadão da Páscoa.

Este é o caso do município de Antonina. Atualmente, as barreiras sanitárias são realizadas entre 8h e 18h, mas devem a operação deverá ser de 24 horas a partir da próxima quinta-feira (1º) em função da Páscoa, segundo Geziel Marcos da Conceição, diretor de Assistência Social da prefeitura de Antonina.

As barreiras são organizadas pelos próprios municípios, em diferentes rodovias que dão acesso ao litoral. A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná já informou que as barreiras restritivas serão implantadas até a Páscoa. E não está descartada uma prorrogação, dependendo do cenário da pandemia.

Segundo a associação, após os primeiros dias de operação das barreiras, os municípios do litoral concluíram que o trabalho foi eficiente, considerando o significativo número de veículos que tiveram que retornar às cidades de origem.

Neste domingo, equipes que estavam em barreiras montadas na Estrada da Graciosa verificaram a documentação de quem tentava se dirigir a Antonina e Morretes.

Também houve a aferição de temperatura. Um grupo de motociclistas de São Paulo, com 10 veículos, foi barrado, assim como moradores da Região Metropolitana de Curitiba. Todos tiveram que retornar para seus locais de origem, segundo Conceição.

prefeitura de Guaratuba divulgou que também intensificou as barreiras restritivas e a interdição da praia neste final de semana. Entre sexta-feira (26) e o final da tarde de sábado (27), 139 veículos foram impedidos de entrar no município.

De acordo com o diretor de Assistência Social de Antonina, a preocupação está na situação da pandemia no litoral do Estado.

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná, a 1ª Regional de Saúde, que abrange as cidades do litoral, soma 25.469 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, com 534 mortes.

Escreva um comentário