Cidades

Obelisco da Praça do Homem Nu ganhará limpeza de alpinistas urbanos

O Obelisco localizado na Praça 19 de Dezembro, mais conhecida como Praça do Homem Nu, foi inaugurado em 1953 na comemoração do centenário da emancipação do estado do Paraná. Localizados no Centro da cidade, entre o Shopping Mueller e o Passeio Público, a praça e o monumento fazem parte da paisagem curitibana. O monumento é da autoria de Erbo Stenzel, é revestido de granito, e possui um escudo do Paraná em alto relevo fixado no topo.

O obelisco tem a altura equivalente a um prédio de quinze andares, e para limpar as pichações feiras no monumento, será necessário que alpinistas escalem o local. A dupla de alpinistas urbanos Matheus Momm e Jaílson Gilberto da Silva irão escalar metros de altura para lavar e recuperar o obelisco.
Fonseca e Silva são funcionários da Associação de Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), uma entidade sem fins lucrativos, que tem promovido voluntariamente a recuperação das calçadas, dos canteiros e das fachadas de prédios históricos da área central de Curitiba, pichados com frequência.

Os profissionais são pagos pela ACGB e cumprem diariamente roteiro de manutenção no centro expandido da capital. Profissionais experientes, Fonseca e Silva são requisitados frequentemente por síndicos para promover a retirada de pichação no alto dos edifícios.

A data para a limpeza ainda não foi determinada, pois para realizar esse tipo de atividade é necessário avaliar a condição climática, velocidade do vento, entre outros fatores. É um trabalho que exige muito cuidado para garantir a segurança dos trabalhadores: como a checagem de cordas e presilhas, que devem estar em perfeitas condições, e dos equipamentos individuais – botas especiais, capacete, óculos de segurança e roupas com proteção reforçada.

(Foto:Blog Fotografando Curitiba)

Escreva um comentário