Destaques

Operação cumpre 18 mandados contra tribunal do crime no litoral

A Polícia Civil do Paraná (PC) cumpre 18 mandados judiciais, nesta quinta-feira (11), contra integrantes de dois “Conselhos de Disciplina”, tidos como tribunais do crime, em que as organizações criminosas julgam e penalizam integrantes que não seguem as normas do grupo. Segundo a PC, geralmente quem “sai da linha” é punido com morte. A ação foi batizada de “Operação Adsumus III” e está sendo deflagrada em Paranaguá, no litoral do Paraná. As informações são do Paraná Portal.

De acordo com a polícia, os principais alvos são suspeitos de dois homicídios tentados, ocorridos no dia 17 de março, um do bairro Porto Seguro e outro na Vila dos Comércios, contra dois homens de 34 e 41 anos.

A Polícia Civil deflagrou as fases I e II da operação no final de 2018. Na ocasião, foram presos 11 integrantes da mesma organização criminosa, que atuavam no bairro Porto dos Padres. O grupo era conhecido pela violência com que praticavam os crimes. As vítimas eram asfixiadas e tinham seus corpos esquartejados. Essa era uma maneira do grupo “assinar” a autoria do crime. De acordo com as investigações, a organização praticou quatro homicídios só no ano passado.

A polícia destaca ainda que os alvos são investigados por furtos praticados recentemente contra caminhoneiros, denominados como “vazadas”. Modalidade de crime em que um grupo criminoso abre o tombador do caminhão em áreas de desaceleração do veículo, atirando a carga em via pública. Com o apoio de adolescentes, os criminosos varrem o produto, ensacam e comercializam para receptadores.

Conforme a PC, a operação foi batizada como “Adsumus”, pois esta é uma palavra com origem no latim, que significa “estamos presentes”. O termo vem do verbo adsum que quer dizer estar presente, estar aqui ou estamos juntos. É usado com a intenção de marcar presença e atenção constante, bem como demonstrar prontidão e confirmar que se está atento aos acontecimentos.

Escreva um comentário