Cidades

Passeio Público de Curitiba ganhará praça em nova etapa da revitalização

O Passeio Público de Curitiba, espaço histórico de convivência, primeiro parque e zoológico da cidade, está sendo revitalizado e mais uma etapa começou nesta segunda-feira (18): a implantação da Praça do Passeio, uma área comum de convivência, que visa resgatar a identidade e o valor histórico do local, inaugurado em 1886.

A praça ficará à beira do lago, onde já funcionaram uma casa de barcos e um restaurante. A ideia é promover a integração visual do parque, além de favorecer a circulação de pessoas e, ainda, a possibilidade de sediar eventos itinerantes da vida cultural e gastronômica da capital paranaense. A previsão é para que a área esteja à disposição da população no final do mês de abril.

A revitalização faz parte de um projeto amplo e que contempla a recuperação de toda a região Central de Curitiba, com o novo espaço cultural Cine Passeio, onde ficava o antigo quartel do Exército na Rua Riachuelo, e a revitalização de fachadas de prédios históricos, dentro do programa Rosto da Cidade.

A implantação do novo espaço começa com o desmonte da estrutura existente, formada por uma cobertura de madeira e algumas paredes de alvenaria. A edificação não faz parte da paisagem original, conforme constatado pela Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, que acompanha as intervenções no parque, bem tombado desde 1999.(

Escreva um comentário