Redação – Paraná Portal
Foto: Divulgação/Prefeitura de SJP

O governador do Paraná, Ratinho Junior, assinou nesta sexta-feira (26), a prorrogação do decreto que estabelece medidas restritivas contra a pandemia da Covid-19 em 11 municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Dessa forma, os 11 municípios do ‘primeiro anel’ da Região Metropolitana de Curitiba irão seguir a capital paranaense nas medidas de contenção ao avanço da pandemia.

Dentre essas medidas estão a restrição do funcionamento de atividades não essenciais, o impedimento da circulação de pessoas das 20h às 5h e o fechamento de supermercados aos domingos.

Foram contemplados nesse decreto os municípios de Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Já as cidades de Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Lapa, Balsa Nova, Contenda, Mandirituba, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Piên, Rio Negro, Campo do Tenente e Quitandinha tem caráter recomendativo para essas medidas, ou seja, podem escolherem se irão seguir as normas.

O Decreto 7.194/2021 apresenta quatro principais mudanças nas medidas dispostas no regramento anterior:

  • liberação no funcionamento de comércios de rua e shoppings na modalidade delivery e drive-thru, de segunda à sábado, das 9h às 19h;
  • reabertura de parques para atividades físicas individuais;
  • atividades não essenciais que funcionem por meio da internet, correio e televendas podem funcionar de segunda à sábado, das 9h às 19h;
  • atividades religiosas de forma presencial, com no máximo 15% da ocupação máxima dos espaços.

Somente Curitiba entrou no sexto dia seguido com lotação máxima dos leitos de UTI e chegou nesta sexta-feira a 98% de ocupação nos leitos de enfermaria, tendo apenas dez vagas disponíveis para atendimento de casos leves e moderados da Covid-19.

Escreva um comentário