Redação – Paraná Portal
Foto: Arquivo/EBC

O sistema de rodízio de água da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana teve tabela até o dia 30 de junho divulgada. O anúncio foi feito pela empresa nesta segunda-feira (14).

A Região Metropolitana de Curitiba segue em situação de emergência hídrica devido a contínua estiagem. O SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) emitiu esse mesmo alerta para junho a setembro, em toda área da da Bacia do Rio Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

É a primeira vez que o órgão emite um alerta dessa natureza.

Segundo a Sanepar, o nível das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana é de 51,82%, nível que vem registrando baixa nas últimas semanas.

Cada ciclo do rodízio de água vai durar 36 horas, deixando os bairros por dois dias com água e um dia e meio sem água. A empresa justificou a decisão apontando que o racionamento mais abrasivo é a única forma de garantir o abastecimento para essa população.

Vale lembrar que a Sanepar disponibiliza em seu site a checagem por endereço do imóvel de informações sobre o rodízio de água.

Para evitar a ampliação no desabastecimento, a Sanepar recomenda aos usuários que reaproveitem a água da lavagem de roupas para a jardinagem, limpeza de calçadas e também na descarga do vaso sanitário.

Da mesma forma o uso consciente da água no chuveiro, na lavagem de louças, na escovação de dentes e também no ato de fazer a barba também são recomendados.

Em caso de dúvidas, ainda é possível contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar pelo número 0800 200 0115, que funciona 24 horas por dia.

Escreva um comentário