Destaques

Sarampo: Dia D da vacinação acontece neste sábado em todo país

Neste sábado (30) acontece o Dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. No Paraná, os números da doença chegam a 479 casos confirmados, sendo 32 cidades atingidas, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Jovens de 20 a 29 anos são o alvo da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou no último dia 18 em todo o país. Conforme o Ministério da Saúde, os eles são os que mais concentram casos da doença.

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, adultos desta faixa etária precisam ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade.

Curitiba é a cidade com maior número de ocorrências de sarampo, com 306 casos. A faixa etária em que há maior número de registros confirmados é entre 20 e 29 anos, o que corresponde a 54,5% do total. A idade mediana é de 22 anos.

Na capital, dez unidades de saúde estarão abertas (veja a lista) neste sábado das 8h às 17h. A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

Em todo o Paraná, postos de saúde vão funcionar em horário especial para atender a população. Além da vacina contra o sarampo, as unidades também vão disponibilizar as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa que faz parte do público-alvo: hepatite B, febre amarela e dupla adulto.

PRIMEIRA FASE

A primeira fase da campanha de vacinação contra o Sarampo aconteceu entre os dias 7 e 25 de outubro e teve como foco a imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos.

SARAMPO

O sarampo é uma infecção viral, altamente contagiosa, de fácil transmissão e que pode levar à morte.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema – manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. Também podem ocorrer dores de cabeça, indisposição e diarreia.

VACINA

A vacina do Sarampo é feita com o vírus vivo, só que enfraquecido. Ela estimula o sistema imunológico a desenvolver anticorpos para combater os vírus causadores de doenças. A aplicação é por injeção subcutânea.

Geralmente, o medicamente faz efeito em aproximadamente 15 dias. Ela está disponível, de maneira gratuita, em todo o ano nas unidades de saúde de todo o país.

Redação Paraná Portal

Escreva um comentário