Redação – Paraná Portal
Foto: Divulgação/Sesa

Secretaria da Saúde anuncia mais 62 leitos para Covid-19 no Paraná

Novos 62 leitos de enfermaria exclusivos para a Covid-19 serão ativados nos próximos dias, segundo anúncio feito pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (19).

Foram libertados novos 15 leitos no Hospital Regional do Litoral em Paranaguá, 15 no Instituto Nossa Vida em Coronel Vivida, 12 no Hospital e Maternidade de Jesuítas e mais dez na Associação de Saúde em Mangueirinha, na Macrorregião Leste.

Já na Macrorregião Oeste os dez leitos abertos são no Hospital Bom Samaritano, em Céu Azul.

Na próxima semana a Secretaria de Estado da Saúde tem expectativa de de ativar mais 21 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo cinco em Sarandi, seis em Francisco Beltrão e dez em Maringá.

“O esforço do Governo do Estado é permanente para que não faltem leitos tanto de enfermaria como de UTI. Conseguimos nos primeiros nove meses de pandemia habilitar 1.135 leitos UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Anteriormente, em 30 anos, o Paraná tinha 1.315 para todo SUS”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Atualmente o Paraná conta com 1.216 leitos de UTI adulto, 22 de UTI pediátrica, 1779 leitos de enfermaria para adultos e 34 para crianças. Desses, 89% estão ocupados por pacientes com Covid-19 em todo estado.

“É a maior ocupação de leitos desde o início da Covid-19. Estamos no segundo dia seguido com números chegando ao limite. Há meses estamos alertando gestores, profissionais da saúde, e principalmente a população, que não basta a habilitação de mais leitos”, finalizou o diretor de Gestão em Saúde da secretaria estadual, Vinícius Filipak.

Escreva um comentário