Redação – Paraná Portal
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Depois de uma semana tempo fechado, o sol apareceu (com nebulosidade) em Curitiba nesta sexta-feira (22). Apesar da boa notícia, uma frente fria avança e a chuva deve aparecer no fim de semana.

Conforme o Simepar, nas regiões noroeste, oeste e no sudoeste a chuva ocorre a qualquer hora deste sábado, com risco de tempestades severas. Nas demais regiões paranaenses, a chuva se espalha ao longo do dia.https://415300e4aa22494700595c57fc80b655.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Em Curitiba, a máxima prevista é de 24°C, porém, a probabilidade de ocorrência de chuva está em 95%. No domingo, a máxima não ultrapassa os 22°C e as chances de chuva estão em 98%. 

De acordo com a Climatempo, a chuva deve-se a “um novo sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Paraguai, juntamente com uma nova frente fria que deve avançar pelo centro-sul do país.”

Embora ocorram temporais, o fenômeno não acontece de maneira persistente, ou seja, não dura muitos dias. Essa é uma condição comum para esta época do ano, já que a tendência é que a região sul do Brasil receba menos precipitações entre a Primavera e o Verão. Além disso, estamos sobre a influência do La Niña, que também é responsável pela diminuição da chuva no sul.

Com o avanço da frente fria, o mar começa a subir no sábado de manhã e fica agitado. Há alerta para ressaca entre a tarde do sábado e o domingo, com ondas de até 2,5m. A partir da madrugada de segunda, o mar começa a baixar e as ondas passam a variar entre 1m e 1,5m.

Escreva um comentário