Um forte temporal atingiu a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre a noite de quarta-feira (16) e a madrugada de hoje (17) e causou a morte de pelo menos sete pessoas, de acordo com a Defesa Civil do estado.

Inicialmente, a Defesa Civil de Santa Catarina havia informado o desaparecimento de 20 pessoas.

Conforme boletim atualizado na manhã desta quinta-feira, o temporal que atingiu a região provocou estragos e deixou desabrigados em várias cidades do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Seis moradores de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, morreram em função de uma forte enxurrada provocada por 125 milímetros de chuva em um espaço de apenas seis horas.

Em Ibirama casas foram levadas pela força das águas e abrigos foram abertos para a população. Uma pessoa morreu na cidade – o corpo foi localizado pela manhã e ainda não foi identificado.

Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuam desde a madrugada no resgate e levantamento de perdas.

“O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil”, afirmou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Na cidade de Aurora, o rompimento de um lago atingiu algumas casas provocando danos materiais e alagamentos pontuais. Até o momento 15 famílias estão desabrigadas em virtude de cheia causada por um afluente do Rio Itajaí Açu.

PREVISÃO DE CHUVA FORTE HOJE EM SANTA CATARINA

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta meteorológico para hoje e os próximos dias no estado.

Nesta quinta-feira (17), a previsão é de chuva forte e até mesmo volumosa no centro-leste de Santa Catarina, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, por conta da maior presença de umidade.

Nas demais áreas, há chance de temporais isolados na parte da tarde devido ao aquecimento. Na sexta-feira (18), há risco moderado para temporais em Santa Catarina.

INSTABILIDADE FAVORECE TEMPORAL TAMBÉM NO PARANÁ, DIZ SIMEPAR

As últimas 24 horas foram chuvosas sobre o Paraná, devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

As chuvas tiveram um deslocamento de oeste para leste do estado ao longo do dia e o maior volume ficou concentrado entre o oeste e a faixa norte. Em Assis Chateaubriand choveu 78,8mm e em Guaíra 94,6mm.

A instabilidade permanece sobre o estado nesta quinta-feira (17). O instituto destaca a condição de chuvas durante boa parte do dia, e risco maior de alguma tempestade a partir da tarde.

https://platform.twitter.com/widgets.js

A Defesa Civil do Paraná emitiu dois alertas nesta quinta-feira no estado, indicando instabilidade com risco moderado de temporais, com raios e ventos fortes. Ambos os alertas foram emitidos às 10h35 para a região entre Maringá e Umuarama, com fim às 16h45.

Confira aqui os alertas da Defesa Civil do Paraná.

Rafael Nascimento – Paraná Portal
Foto: Reprodução/Twitter/ConecçãoGeoClima

Escreva um comentário