Cidades

Temporal em Foz do Iguaçu reforça alerta ao resto do Paraná sobre os ventos de ciclone


Um forte temporal em Foz do Iguaçu nesta terça-feira (30) causou diversos estragos por toda a cidade. Foram registradas quedas de árvores, sendo que algumas caíram sobre veículos. Esse é um dos sinais para o temporal que deve atingir Curitiba e todo o Paraná ainda hoje graças aos fortes ventos causados por um ‘ciclone bomba’.

No início desta tarde, a Defesa Civil de Curitiba emitiu alerta para que as pessoas evitem sair de casa. Segundo a prefeitura, os ventos fortes podem provocar estragos e acidentes. No Centro da capital, já há relatos de quedas de árvores.

O principal problema desse temporal são as rajadas de ventos. Segundo o Simepar, o maior vento registrado de Foz do Iguaçu foi de 62,4 km/h (quilômetros por hora). Já em Curitiba, os ventos estão variando entre 60 e 65 km/h.

“Rajada é essa variação rápida, como se fosse um soco forte”, explica o meteorologista Reinaldo Knaub, do Simepar (Sistema Metereológico do Paraná.

Nesse cenário, o Simepar e a Defesa Civil alertam que os ventos podem chegar a 100 km/h em Curitiba e em outras regiões do Paraná, como o Centro Sul.

“Esse vendaval está forte. O centro do ciclone é sobre o Rio Grande do Sul e Uruguai. É bastante intenso e acaba prejudicando, afeta o Paraná. É uma área de baixa pressão, onde as linhas de pressão vão decaindo. Quando elas diminuem muito rápido, tanto em tempo e espaço, gera muita rajada de vento”, completa o meteorologista.

CICLONE ATINGE O PARANÁ E CAUSA TEMPORAL

O ‘ciclone bomba’ é comum no inverno, porém, ocorre com mais frequência no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos. No Atlântico Sul, é mais comum na costa da Argentina ou no cinturão de baixa da Antártida. Contudo, ele atinge hoje o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

Após a passagem do ‘ciclone bomba na região Sul, a consequência serão as quedas de temperaturas. No Paraná, há previsão de geada e temperatura de 3ºC na próxima quinta-feira (2).

Redação Paraná Portal

Escreva um comentário