Redação – Paraná Portal
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Devido a uma nova onda de instabilidade, um temporal acompanhado de raios e rajadas de vento avança pelo Paraná nesta quinta-feira (14). Durante a madrugada, as regiões oeste e noroeste registraram fortes chuvas.

Conforme dados do Simepar, em Palotina os ventos chegaram aos 101,5 km/h. Já em Assis Chateaubriand o registro foi de 100 km/h. “No decorrer do dia, a instabilidade avança pelo Paraná com pancadas de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos” Paulo Barbieri, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná.

Em Curitiba, foram registrados ventos de até 49,3 km/h, por volta das 9h, que atingiram com maior intensidade os bairros: Portão, Água Verde, Augusta, Bigorrilho, Vila Isabel, São Francisco, Alto da XV, Mossunguê, Santa Felicidade e Guaíra.

Na manhã de hoje, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta com projeção de ventos intensos, que variam de 60 a 100 km/h, além de queda de granizo. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, diz o aviso que vale até às 15h.

svg%3E
Onda de estabilidade avançando pelo Paraná e provocando temporal acompanhado de raios e rajadas de ventos (Reprodução/Simepar)

TEMPORAL AVANÇA PELO PARANÁ ACOMPANHADO DE NOVA FRENTE FRIA 

Amanhã, sexta-feira (15), uma nova frente fria avança rapidamente pelo sul do país, provocando novos temporais com raios rajadas de vento. “Em relação às temperaturas, pela manhã fica mais abafado, enquanto a partir da tarde com mais nuvens e chuvas, os valores em média se tornam mais amenos”, destaca a previsão do Simepar.

ESTRAGOS

Em caso de destelhamentos, queda de árvores, alagamentos, o cidadão pode informar a Defesa Civil pelo telefone de emergência 199, para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e para a Copel pela central 0800 51 00 116.

Escreva um comentário