Johan Gaissler – Paraná Portal
Foto: Antônio Américo/Arquivo Sesa

O ‘Dia D‘ da vacinação contra a gripe e o sarampo acontece neste sábado (30). A data, promovida pelo Ministério da Saúde, está prevista para ser realizada em todos os municípios brasileiros. Confira na sequência quem deve se vacinar no dia de hoje.

A campanha nacional de vacinação gratuita contra o vírus Influenza e o sarampo teve início no dia 4 de abril. Este sábado marca, além do dia previsto com maior aplicação de doses, o final da primeira fase da imunização, para idosos trabalhadores da área de saúde

A data marca, ainda, o início da segunda fase da campanha nacional de vacinação, com foco agora nas crianças de seis meses até cinco anos de idade, com duração até o dia 2 de junho. 

No ‘Dia D’, podem ser vacinados:

Contra a gripe:

  • Idosos (pessoas com 60 anos ou mais)
  • Trabalhadores da saúde
  • Crianças de seis meses até cinco anos incompletos

Contra o sarampo:

  • Trabalhadores da saúde
  • Crianças de seis meses até cinco anos incompletos

Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo de imunização contra essas doenças é de 76,5 milhões de pessoas. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO PARANÁ E EM CURITIBA

A campanha estadual de vacinação contra a gripe segue a determinação federal e abrange os seguintes grupos prioritários. São eles:

  • Até o dia 30 de abril: idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos incompletos (este último apenas no ‘Dia D)
  • A partir de 2 de maio: crianças de seis meses até cinco anos incompletos; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população carcerária; e pessoas de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas

O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan e tem trivalência contra os vírus H1N1H3N2 e a cepa B.

Em Curitiba, a cidade promoveu uma campanha que vacinou idosos contra a gripe e o novo coronavírus desde o mês de março, e também terá o ‘Dia D’ da vacinação contra a Influenza e o sarampo para o público-alvo determinado pelo governo federal.

Escreva um comentário