Redação – Paraná Portal
Foto: Venilton Küchler/SESA/Arquivo AEN

Vacinados contra Covid-19 podem doar sangue, explica Hemepar

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) veio a público nesta quinta-feira (4) para esclarecer que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 podem doar sangue normalmente, após cumprirem o tempo estipulado para cada imunizante.

“A Coranovac/Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de sete dias para a doação”, explicou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

Esse intervalo diferente se deve pela metodologia de cada imunizante, com a vacina do Butantan utilizando a metodologia do vírus atenuado e a da Fiocruz uma partícula viral recombinante.

“É possível que, neste intervalo, o exame interno que realizamos para qualificar o sangue recebido apresente resultados falsos positivos. Por isso, a importância de se aplicar esta temporalidade. Temos que preservar a doação e o doador, evitar a perda de um bem tão precioso que é o sangue”, pontuou Liana.

Desde o início da pandemia da Covid-19 em março de 2020, o Hemepar tem registrado queda de 30% nos estoques de sangue, em especial dos tipos O+, O -, A+ e A -.

O Hemepar tem seguido protocolos sanitários contra a Covid-19, como por exemplo o agendamento de no máximo oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomeração no local.

Os doadores de sangue podem agendar o atendimento no Hemepar neste site. Podem doar sengue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 51 quilos e com boas condições de saúde.

Escreva um comentário